Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
28
29
30
31
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O Projecto > Introdução
imprimir

Introdução
No passado, as ilhas e ilhéus dos Açores eram ocupadas por milhões de aves marinhas, no entanto, estas colónias decresceram muitíssimo como consequência da introdução de espécies predadoras (ratos, murganhos, gatos, etc.) e de plantas invasoras. Actualmente, com excepção do Cagarro, as populações de aves marinhas estão confinadas a pequenos ilhéus e a algumas falésias remotas e inacessíveis.

Este projecto pretende avaliar a planear a possibilidade de acções de controlo e erradicação de plantas exóticas invasoras e predadores introduzidos. Para tal serão efectuadas várias acções demonstrativas e testadas diferentes técnicas de controle.

A ilha do Corvo, a menor da ilha dos Açores, foi a escolhida para desenvolver este projecto pela sua localização geográfica e disponibilidade de habitat que tornam esta ilha um local privilegiado para milhares de aves marinhas que aqui nidificam todos os anos. O Ilhéu de Vila Franca do Campo (IVFC), situado a Sul da ilha de São Miguel foi também incluído neste projecto, pois permite testar algumas das medidas de controlo de plantas invasoras e de incentivo à nidificação destas aves.

A promoção dos valores ambientais dos Açores, educação ambiental, dinamização de turismo ambiental e aproveitamento sustentável de recursos serão também alvo de várias acções previstas no âmbito do projecto.


voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com