Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
1
2
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
26
27
28
29
30
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Painho-de-Monteiro: uma ave endémica das Reservas da Biosfera?


Em Dezembro a temática da educação ambiental centrou-se no painho-de-Monteiro Hydrobates monteiroi, a mais pequena ave marinha dos Açores e endémica desta região. E foi através do jogo "Quem quer ser Monteiroi?" que os alunos da EBSMS e do Jardim de infância "Planeta Azul" ficaram a conhecer esta pequena ave marinha, denominada desde 2008 de painho-de-Monteiro em homenagem ao investigador do DOP o doutor Luís Monteiro, que foi o primeiro a observar as diferenças entre o painho-de-estação-quente (painho-de-Monteiro) e o painho-de-estação-fria (roque-de-castro Hydrobates castro), e que infelizmente faleceu em 1999 num acidente de avião.




Além da morfologia, distribuição, habitat, dieta, ameaças e trabalhos de conservação foi ainda referido o projecto LIFE EuroSAP (2015-2018) que tem o intuito de elaborar o Plano de Acção para a espécie em questão, entre outras, e no qual a SPEA é a parceira portuguesa e entidade responsável pela coordenação deste projecto no que respeita à espécie. Foram ainda referidos os trabalhos que decorreram na ilha das Flores e no Corvo de modo, a tentar confirmar as suspeitas de nidificação da espécie nestas ilhas, tendo sido confirmada na ilha das Flores no verão passado.



Esta foi uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre a espécie e como podem protegê-la. No final estão todos de parabéns, já que todos, desde o jardim de infância, 1ºciclo, 2º ciclo e 3º ciclo obtiveram excelentes pontuações no jogo, ao acertarem a maioria das respostas, quase sem precisarem da ajuda do nosso amigo frulho Puffinus lherminieri.



No total foram 40 os participantes que certamente conhecem melhor o painho-de-Monteiro.



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com