Família Tempestade Apresenta-se!

Em jeito de chegada anunciada da ave marinha mais emblemática dos Açores, o Cagarro Calonectris borealis, a actividade de educação ambiental do mês de Fevereiro consistiu em reavivar a memória e apresentar a família Tempestade, mais propriamente, a família Procellariidae (Procella, do latim, tempestade) que nidifica nos Açores ou passa regularmente, nomeadamente, o Cagarro, o Estapagado Puffinus Puffinus, o Frulho Puffinus lherminieri, o Cagarro-de-coleira Ardenna gravis (migrador de passagem), a Alma-negra Bulweria bulwerii, o Painho-da-Madeira Hydrobates castro e o Painho-de-Monteiro Hydrobates monteiroi.

Foram 38 os alunos (Jardim de Infância "Planeta Azul", EBSMS)que aprenderam a identificar estas espécies, quer pelas suas características morfológicas, época de nidificação, vocalização, distribuição entre outras curiosidades.

No final os conhecimentos apreendidos foram postos à prova através de um teste de identificação das espécies em questão, através de fotos, vídeos e sons.

Relembramos ainda os alunos do Clube do Ambiente que a classificação está muito próxima: 1º Cagarro, 2º Alma-negra, 3º Painho-de-Monteiro e 4º Estapagado, continuem o bom trabalho e no final do ano veremos qual das aves marinhas leva o troféu.